segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Julgamentos e confiança

Um fato gerou várias discussões na minha mente, de modo que deu-me vontade de escrever, porém não sei bem como organizá-las, vou começar a escrever para ver se as ideias fluem.

FATO: Uma conhecida, puxou um breve assunto e despejou: - O meu marido me trocou por uma amiga.

Compadeci-me, primeiro pelo pesar na sua voz e no seu rosto, (ar exausto, triste) segundo porque ela tava dizendo isso para alguém que ela mal conhece, imagino o quanto isso devia estar sufocando-a para ela querer ter posto isso para fora assim, acho que ela queria conversar mais sobre o assunto, precisava de um apoio, sei como é duro tirar o foco do pensamento que causa a dor, mas seguimos em direções opostas, queria ajudá-la, pessoas ajudaram-me apenas ouvindo quando um dia senti-me assim.
Isso incomodou-me, por dois motivos:
1º O meu pensamento sobre ela: Eu achava que ela era a "pirigueti" da história, achava-a expansiva demais, mexia com todo mundo, falava alto e despojadamente, enquanto o marido era sério, de pouca conversa, achava que o comportamento da moça não era conveniente, ao meu ver, ela queria chamar toda a atenção para si e talvez quisesse mesmo, mas não do modo pejorativo que eu imaginava, talvez estivesse apenas gritando por socorro para que alguém suprimisse a sua "carência" de atenção que provavelmente faltava-lhe em casa.
CONCLUSÃO: As pessoas dizem que não julgam por palavras e sim por atitudes, mas nesse caso eu analisei as atitudes e o resultado foi totalmente inverso. As coisas nem sempre são o que parecem e às vezes o que não parece é. Normalmente o erro está na forma que olhamos, quase sempre julgamos com aquilo que nos parece óbvio, mas as pessoas não são óbvias, pelo contrário são extremamente complexas, uma mesma pessoa pode agir de formas diferentes inclusive na mesma situação, não dá para estabelecer um padrão de atos, não somos uma sequência numérica de lógica.
2° Eu nunca vou entender as pessoas, por que elas traem? Confiança é um sentimento tão maravilhoso, sensação de bem estar, segurança, poder contar com alguém para tudo ... As pessoas são livres para escolherem do lado de quem elas querer estar, ninguém prende ninguém além de si mesmo pela vontade, então se não está satisfeito, se não quer fazer a pessoa que está ao seu lado feliz, não fique ao lado dela e não a faça pensar que você esteja. Creio que um dos piores sentimentos é ter sua confiança traída por alguém que você goste, se você amar então, pior ainda, parece um sentimento que não tem cura.
Por que não deixar o coração dela livre para que alguém que esteja realmente disposto a fazê-la feliz entre na vida dela, para que enganar uma pessoa, fazê-la ter um sentimento por quem ela acha que você é? Por que não partir antes de trair sua confiança, uma vez que você já vai despedaçar o coração dela com a sua partida? Por que não deixá-la com a sensação de que enquanto você estava com ela a confiança dela foi válida, que os momentos foram reais, que apenas acabaram e não que tudo foi uma farsa. Viver uma ilusão é tão doloroso, parece que você desperdiçou muito tempo importante da sua vida que nunca mais vai voltar.
Será que todo mundo não quer ter alguém que possa confiar? (ou eu sou uma alienígena ou estou fora de moda?), então por que não ser uma pessoa em quem se possa confiar? Garanto que a consciência agradece e que laços importantes e indescritíveis se formarão. Antes de exigir do mundo, comece por você. E sinceramente, acho que inspiro esse certo tipo de confiança, porque as pessoas frágeis sentimentalmente acabam se abrindo para mim e de certa forma eu acabo abraçando a causa delas. Rs. A sensação de saber que alguém confia plenamente em você é deliciosa, embora eu preocupo-me em não desapontar essa confiança, tenho para mim como uma responsabilidade que gostaria que os outros também tivessem com os meus sentimentos.
E ah, se você encontrar alguém em quem realmente possa confiar e ela confiar em você, isso é a paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário